Notícias
Data da Postagem: 25/11/2014 16h27

Fectipa/MG comemora 20 anos de atuação

Completa 20 anos este mês a criação do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção aos Adolescentes de Minas Gerais (Fectipa-MG). Coordenado pela Superintendência do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG), o Fórum atua na prevenção, promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes e para comemorar a data acontece nas manhãs de quarta e quinta-feira, (26 e 27), no auditório do Senai (Horto), eventos festivos que incluirão um seminário alusivo ao tema; premiação de trabalhos feitos por adolescentes abrangidos pelo projeto, show do cantor MC Yuri, entre outras atividades.

 
A coordenadora do Fectipa-MG e servidora da SRTE/MG, Elvira Mirian Cosendey, ressalta que as ações do Fórum potencializam o papel da SRTE/MG, pois desempenha o papel de articulador, mobilizador e conscientizador  do tema erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador com a sociedade. “Há ainda uma importante atuação no controle social por meio da participação  no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) estadual e municipal e da cobrança para implantação de políticas públicas voltadas para garantir os direitos de crianças e adolescentes”, destaca.
 
Na quarta-feira (26) as celebrações têm início com a premiação do concurso de vídeos produzidos pelos próprios aprendizes das entidades formadoras que integram o projeto. Sob o tema “Fectipa - 20 anos de combate ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador”, os vídeos participantes que receberem o maior número de curtidas na fanpage do Fórum (www.facebook.com/fectipa) se consagrarão vencedores. No mesmo dia, haverá apresentação do cantor MC Yuri, pioneiro na capital mineira com o funk consciente. O jovem privilegia, em suas músicas, a ética e a paz social, valores também defendidos pelo Fectipa/MG. O evento receberá cerca de 200 convidados das entidades participantes.
 
Dando continuidade às comemorações, na quinta-feira (27), acontecerá o seminário “Educação Regular no Contexto da Aprendizagem”. Durante o encontro, haverá apresentação sobre a Lei da Aprendizagem, feita pela auditora Fiscal da SRTE/MG, Christiane Azevedo, além de palestra sobre o Pronatec, que será ministrada pelo empreendedor Público da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, Alexandre Magno Leão. O evento reunirá autoridades, representantes das entidades que compõem o Fórum,  adolescentes e jovens da região.
 
Fectipa/MG - O Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção aos Adolescentes de Minas Gerais é formado por atores sociais, governamentais e da sociedade civil, interessados e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Nestes 20 anos, o Fórum pautou suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no que tange sua proteção ao trabalho e o afastamento das atividades que prejudicam a sua saúde. Para tanto são realizadas reuniões mensais e itinerantes, audiências públicas, seminários, fiscalizações e mobilizações em datas como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Dia das Crianças, Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Dia Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual, entre outros. 
 
O Fectipa/MG também contribuiu com alguns avanços na Lei da Aprendizagem favorecendo um percurso educativo e acompanhamento no trabalho mais adequado ao público atendido. Destaca-se ainda a criação do Juventude Fectipa – Voz e Ação – pela importância do exercício do protagonismo juvenil que se dá através dos jovens aprendizes que muito nos tem surpreendido com sua responsável participação em todos os espaços como conferência municipal, estadual e nacional pelos direitos das crianças e adolescentes.
fonte: (site MTE)
DV9 Soluções Digitais

DV9 Soluções Digitais

32 3531-4338Rua Major Tito César, 91
Bairro Centro, Ubá - Minas Gerais
© 2014 - Sindicato dos Marceneiros de Ubá